Grata pelas vossas gentis visitas e comentários, apesar de eu não os visitar, com a assiduidade desejada.




BOOKING

Booking.com

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

MEDICINA CHINESA PASSA A INTEGRAR LISTA DE TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS REGULAMENTADAS

Medicina chinesa passa a integrar lista de terapêuticas não convencionais regulamentadas

Acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropraxia entre terapias

25 de Julho de 2013 - 15h13
A medicina tradicional chinesa passou a fazer parte da lista de terapêuticas não convencionais, cujo exercício é regulamentado por uma proposta de lei que a Assembleia da República aprovou na quarta-feira.
Inicialmente, a proposta de lei, que visava regulamentar uma legislação com quase dez anos (Lei 45/2003), reconhecia como terapêuticas não convencionais a acupunctura, a homeopatia, a osteopatia, a naturopatia, a fitoterapia e a quiropraxia.
Na proposta aprovada na quarta-feira, e que resulta do trabalho desenvolvido pelos partidos políticos desde Janeiro, altura em que a proposta de regulamentação baixou à Comissão Parlamentar de Saúde, foi incluída a medicina tradicional chinesa.

O texto final da proposta de lei do Governo sobre o exercício profissional das actividades de aplicação terapêuticas não convencionais foi aprovado com os votos a favor da maioria e do PS, e os votos contra do PCP, do BE e do PEV.

O diploma define que quem pretender praticar estas terapêuticas não convencionais deve ter uma formação de nível superior, após a qual poderá ter acesso à cédula profissional, a qual lhe permitirá a utilização exclusiva do título profissional respectivo.

A atribuição desta cédula profissional implica um registo público que “permitirá aos cidadãos identificar quais os profissionais com formação adequada, assegurando, assim, a utilização esclarecida dos serviços prestados”.

O diploma determina a exigência de um seguro profissional e enquadra os locais de prestação de terapêuticas não convencionais na legislação que estabelece o regime jurídico a que estão sujeitos a abertura, modificação e funcionamento das unidades privadas de serviços de saúde.
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/medicina-chinesa-passa-a-integrar-lista-de-terapeuticas-nao-convencionais-regulamentadas.html

Principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:


Tui Na ou Tuiná 
Forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupunturamoxibustãofitoterapia chinesa e qigong.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tui_Na

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura

De história milenar, originária do norte da China, moxibustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da ChinaJapão,CoreiaVietnamTibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxibustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moxabust%C3%A3o

fitoterapia chinesa (中药) é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa. Apesar do têrmo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.
Os diversos igredientes que compõem cada receita indicada por um terapeuta de medicina tradicional chinesa que emprega este método são combinados em proporções que maximizam seus efeitos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos deexperimentação e pesquisa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitoterapia_chinesa

terapia alimentar chinesa (Chinês Simplificado: 食疗, Chinês Tradicional: 食療; pinyin: Shí Liáo) é uma das formas de tratamento da saúde adotada pela medicina tradicional chinesa, é a prática de prevenção e tratamento de problemas desaúde através do uso de alimentos naturais. Esta prática também é conhecida como Dietoterapia Chinesa.
Na China há restaurantes especializados em preparar receitas para os seus clientes a partir do diagnóstico de suas necessidades segundo os princípios da medicina tradicional chinesa.
Segundo os cursos sobre terapia alimentar chinesa ministrados pelo Mestre Liu Pai Lin, nesta avaliação é necessário considerar: o estado de saúde do cliente/paciente; a natureza dos alimentos adequados para sua recuperação; e aestação do ano e as transformações do clima que ela traz, adaptando a alimentação de modo a também fortalecer o paciente para enfrentar estas mutações.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_alimentar_chinesa

Chi kung ou qiqong (em chinês simplificado: 气功; chinês tradicional: 氣功; pinyinQìgōng;Wade-Gilesch'i4 kung1; em tailandês: ชี่กง) é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Qi_gong

Tai chi chuan1 (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, parcialmente baseada no pa kua (pybā guà 八卦), categoria esta nomeada em chinês neijia (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa.
A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching deLao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidenteespecialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_ji_quan

16 comentários:

  1. Un argomento importante, se ne parla molto anche in Italia.

    ResponderEliminar
  2. MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIR TAN IMPORTANTE INFORMACIÓN.
    UN ABRAZO

    http://enancasdelarazon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim, uma boa notícia.
    Havemos de ir mais longe.

    Obrigado, Nita.

    ResponderEliminar
  4. É mesmo! Obrigada eu por comentares.
    Bom fim-de-semana, beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Bem Interessante a matéria sobre as terapias milenares.Obrigada por compartilhar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Só quem recorre às terapias alternativas e consegue tocar os bons resultados é que dá o valor verdadeiro a elas.
    Um beijinho Nita!!!

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler e prender, saúde é coisa séria e os métodos sendo aplicados por profissionais competentes, com certeza surtem efeitos bons!
    Abraços e obrigada pelo carinho da visita!

    ResponderEliminar
  8. Molto interessante e utile il tuo post. Buona serata Daniela.

    ResponderEliminar
  9. Oi Nita
    Uma importante informação. Quando o tema é saúde é importante que estejamos bem informados sobre tratamentos.
    Uma linda semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Seja bem vinda, Nita!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  11. Muito interessante o que nos apresenta , Nita . Obrigada por partilhar . Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá! Obrigada pelo comentário já estou a seguir o blog :)
    Boas dicas ;)
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Olá.
    Estou retirbuindo a visita ao Tô Ligado!. Não sei se percebeu, mas as postagens estão bem exporádicas ultimamente, pois a correria não tem permitido um ritmo bacana... Espero foltar à forma em breve.

    Achei seu blog muito interessante também... Sempre que der, passarei por aqui.

    Abraços e não deixe de nos visitar.

    Brunno Luiz

    ResponderEliminar
  14. Minha querida
    Obrigada pela informação, que desconhecia por completo.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  15. Boa noite,
    Nunca recorri a terapia alternativa, tenho amigo que recorreram com resultados positivos, penso que cada vez mais a medicina alternativa tem mais seguidores.
    Abraço
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar