Para os operadores turísticos nacionais e dirigentes associativos do sector a quem o JN pediu que indicassem os 10 locais mais emblemáticos representativos do território continental, a escolha não foi fácil, nem consensual. Por isso, o que apresentamos, neste trabalho, é o "top ten" dos nomes mais citados.
De fora ficaram muitos locais incontornáveis no panorama do turismo nacional, com o santuário de Fátima e as caves de vinho do Porto/Vinhas do Douro logo à cabeça, seguidos dos mosteiros da Batalha e de Alcobaça, serras da Estrela e da Arrábida, ria Formosa, ria de Aveiro, Vila de Marvão, Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre tantos outros.
Bom Jesus, o Maior Santuário de devoção no Minho
O santuário do Bom Jesus do Monte ou do Bom Jesus de Braga, local de devoção/peregrinação católico dedicado ao Senhor Bom Jesus, é um ponto turístico incontornável na capital do Minho. Mas, em Braga, há outros: igrejas e conventos dos Congregados e do Pópulo, museus Nogueira da Silva e D. Diogo de Sousa, igrejas do Carmo, de St.ª Cruz, do hospital e do seminário S. Paulo, Arco da Porta Nova, Palácio dos Biscainhos, Sé Catedral, Ruínas Romanas, Monumento Bimilenário, largos S. Tiago e Carlos Amarante, casas dos Coimbras e dos Crivos, Palácio do Raio e Fonte do Ídolo.
Castelo monumento berço da nacionalidade
Vila Medieval, Óbidos uma terra de eventos imperdíveis
A imagem de marca da vila medieval de Óbidos é sobretudo o seu castelo, as imponentes muralhas e o aglomerado de casas antigas bem estimadas, mas também a Porta da Vila, as igrejas de São João Batista, de S. Pedro, da Misericórdia, de Santa Maria e de São Tiago, Porta do Vale ou Sr.ª da Graça, Rua Direita, Ermida da Ordem Terceira, aqueduto e santuário do Sr. Jesus da Pedra. Todavia, o que mais tem sobressaído nos últimos anos e captado centenas de milhar de turistas é a vasta agenda de eventos culturais, com destaque para a Vila Natal, Festival Internacional do Chocolate e Mercado Medieval.
Jerónimos Mosteiro dos Descobrimentos
O Mosteiro dos Jerónimos, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses, é a imagem de marca da capital do país, mas em Lisboa a lista de locais turísticos a merecer visita obrigatória é infindável. Destacamos alguns: Torre de Belém, Castelo de S. Jorge, Museu Calouste Gulbenkian, elevador de Santa Justa, Oceanário, Monumento aos Descobrimentos, Jardim Zoológico, Palácio dos Marqueses de Fronteira, Sé de Lisboa, igrejas de S. Roque e de S. Vicente de Fora, museus nacionais dos Coches e de Arte Antiga, Arco da Rua Augusta e Panteão Nacional.
Mata Nacional do Buçaco
A Mata Nacional do Buçaco (imóvel de interesse público), junto às termas do Luso, Mealhada, é uma área protegida plantada, no século XVII, pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Para além de imponentes espécies arbóreas únicas, ali podem ser vistos o antigo Palácio Real (Palace Hotel do Buçaco), Convento de Santa Cruz, ermidas, capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento da Batalha do Buçaco, cruzeiros, fontes e cisternas, miradouros - o da Cruz Alta oferece vista única entre Coimbra e a serra do Caramulo - ou as casas florestais.
Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa
Fundada por D. Dinis em Lisboa, em 1290, e transferida para Coimbra em 1537, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa e apresenta espaços de riqueza incomensurável, de onde se destacam a Biblioteca Joanina (1717), Capela de S. Miguel, Prisão Medieval e Académica, Torre da Universidade e as salas das Armas, dos Capelos e do Exame Privado. Mas, em Coimbra, há muito mais para ver: a Sé Velha, Sé Nova, Torre e Arco de Almedina, Pátio da Inquisição, mosteiros de Santa Clara-a-Nova e de Celas, Portugal dos Pequenitos e Igreja de Santa Cruz - Panteão Nacional.
Convento de Cristo de Tomar, património mundial
Palácio da Pena, uma vila recheada de história
O Palácio Nacional da Pena, uma das principais expressões do Romantismo arquitetónico do século XIX no Mundo e eleito uma das sete maravilhas portuguesas em 2007, é talvez o ponto turístico mais emblemático de Sintra, mas a vila Património Mundial da UNESCO e a região têm muito mais para oferecer. Por exemplo: Palácio Real de Queluz, Chalé da Condessa de Edla, Castelo dos Mouros e Palácio da Regaleira. Para além do património monumental, a praia da Adraga, eleita pelos leitores do jornal britânico "The Guardian" como a melhor praia de Portugal, é outro destino a não perder.
Templo de Diana, monumentos e gastronomia
O templo romano de Évora faz parte do centro histórico da cidade, que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO. É um dos mais famosos marcos da cidade e símbolo da presença romana em território português, encontrando-se classificado como Monumento Nacional pelo IGESPAR. Mas Évora, cidade de gastronomia e paisagens riquíssimas, tem muito mais para oferecer aos turistas. A Sé Catedral, Igreja de São Francisco, Capela dos Ossos, Palácio de D. Manuel e Convento dos Loios são apenas alguns dos muitos exemplos que não devem faltar no roteiro da visita.
Algarve
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3948040
Gosto de Sintra, mas o Convento de Cristo fascina-me.
ResponderEliminarConfesso que o castelo de Guimarães não me diz muito ao contrário do Paço dos Duques.
beijinhos
Sem dúvida!
ResponderEliminarJá estive em quase todos (falta-me o Palácio da Pena e o Convento de Cristo, se lá fui era muito pequena e não me recordo) e valem mesmo a pena ser visitados. Temos sítios de uma beleza incrível no nosso país
Beijinhos*
Lindo tudo por
ResponderEliminaraqui!
Ja seguindo
deixo
Bjins
CatiahoAlc./ReflexodAlma
Bonjour,
ResponderEliminarMerci pour ce magnifique reportage accompagné de merveilleuses photos... J'ai beaucoup aimé mon séjour au Portugal et cela me ferait énormément plaisir d'y retourner.
Gros bisous
PS : Je ne sais pas si vous rencontrez en ce moment des soucis avec blogger ?...
Je ne parviens pas à obtenir ma liste de lecture. Une seule lecture apparait et lorsque je veux afficher en cliquant sur d'autre flux, rien ne se produit ! Je ne suis pas visiblement la seule à rencontrer ce problème. Sur l'aide que nous propose blogger, beaucoup se plaignent de ce même souci. Seulement rien n'est résolu et c'est fâcheusement désagréable car je ne peux plus consulter les blogs et laisser des commentaires depuis plusieurs jours maintenant.
Comment cela se passe pour vous ?
artladymartinealison@gmail.com
Merci pour votre réponse.
Hola!!me encanta este post ,teniamos pensado ir unos días a Portugal ,a si que me viemne estupendamente ,!precioso¡
ResponderEliminarbs
Querida amiga
ResponderEliminarHá lugares
que o coração chega
muito antes dos nossos passos...
Há quem acredite
que felicidade
vem por acaso.
Mas felicidade
é um compromisso
com a vida,
com os outros,
e com nós mesmos.
Por isso faça e seja feliz.
Que este seja o seu compromisso fiel.
Bom dia Nita,
ResponderEliminarBoa visita guiada por este belo país.
Bjo amigo
bom fds
ResponderEliminar9 sobre 10 de esos maravillosos lugares los conozco. Bonita Portugal, Nita.
· beijo
· CR · & · LMA ·
Minha querida
ResponderEliminarTudo maravilhoso!
Obrigada pelas belas lições de História e Geografia.
Mas,pessoalmente,considero que nada suplanta o nosso Algarve.
Um beijinho
Beatriz
Fascinantes lugares! Escolho Coimbra em Novembro.
ResponderEliminarBj
Boa noite Nita.
ResponderEliminarFiquei encantada com as suas imagens, lindíssimas.
Um feliz final de semana.
Beijos.