Fortaleza de Mazagão (Marrocos) Muralhas sobre o Atlântico
Mazagão foi, entre o início do século XV e meados do século XVIII, uma possessão portuguesa em Marrocos, no norte da África, tendo dado origem à atual cidade de El Jadida, 90 km a sudoeste de Casablanca.
Os monumentos portugueses que chegaram até aos nossos dias são a cisterna, a antiga fortificação com suas muralhase baluartes - exemplo precoce da arquitetura militar portuguesa do Renascimento -, e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em estilo manuelino. Esse conjunto oferece um exemplo excepcional das influências recíprocas entre a cultura europeia e a marroquina.
Em 30 de junho de 2004, durante a 28ª sessão do Comité do Património Mundial, em Suzhou, na China, a povoação marroquina de Mazagão (El Jadida) foi inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO.
Basílica do Bom Jesus de Goa
Os trabalhos de construção iniciaram-se em 1594, por ordem do capitão de Cochim e Ormuz, Dom Jerónimo de Mascarenhas, sendo a Igreja consagrada em 15 de maio de 1605, pelo Arcebispo de Goa Dom Frei Aleixo de Meneses3 . Em 2 de dezembro de 1637, o corpo de São Francisco Xavier foi transferido para a Basílica, onde está até hoje.
Em 1946, tornou-se a primeira basílica da Índia4 . Nos dias atuais, ainda há peregrinações ao local, para visitas ao túmulo d'O Apóstolo do Oriente.
Em estilo barroco, é considerado um dos melhores exemplos do estilo na Índia. Construído em laterite, seu piso é em mármore e incrustada com pedras preciosas. Há várias pinturas ilustrando a vida de São Francisco Xavier, e o altar é dedicado a Santo Inácio de Loiola, companheiro de São Francisco Xavier nas missões no Oriente.
Seu desenho foi inspirado da Igreja de São Paulo de Macau, atualmente em ruínas. As colunas são um conjunto de características jônicas,dóricas e coríntias. O andar térreo tem três portais, acima deles são três longas janelas e no segundo andar são três janelas circulares. A maior parte da fachada superior forma um quadrilátero esculpido em basalto para formar um medalhão ilustrando o emblema daCompanhia de Jesus.
Mausoléu de São Francisco Xavier
O Mausoléu onde atualmente descansa o corpo de São Francisco Xavier é de 1696, oferta de Cosme III, Grão-duque da Toscana, membro da Família Médici, num projeto do escultor Giovanni Battista Foggini. A tumba é feita em prata adornada.
Suas relíquias, por questão de segurança, são apresentadas apenas a cada 10 anos, e a última apresentação ocorreu em 2004.
Igreja da Madre de Deus (Macau)
A Igreja da Madre de Deus constitui, juntamente com o Colégio de São Paulo, as famosas Ruínas de São Paulo em Macau. Estas ruínas, entre as quais se salientam a imponente fachada e a escadaria de granito da igreja destruída, são os vestígios sobreviventes da igreja e do colégio, ambos construídos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI e destruídos em 1835 por um violento incêndio.
Devido à sua beleza e valor arquitectónico e histórico excepcionais, as Ruínas de São Paulo, principalmente a fachada, foram incluídas no Centro Histórico de Macau, por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Da Igreja, restou uma imponente fachada de granito e uma escadaria monumental de 68 degraus, mas, em contrapartida, não restaram muitas coisas do Colégio.
Segundo o "Atlas mundial de la arquitectura barroca" (uma publicação da UNESCO em 2001), a fachada da Igreja da Madre de Deus, juntamente com a Igreja de S. José, é um exemplo único da arquitectura barroca naChina. Foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Igreja e Convento de São Francisco (Salvador)
O convento foi fundado em 1585 pelo frei franciscano Melchior de Santa Catarina, Custódio de Olinda, em Pernambuco, após receber autorização do papa Sisto V. No local já havia uma pequena capela e algumas habitações provisórias. No mesmo ano, a convite do bispo Dom Antônio Barreiros, o Custódio enviou dois irmãos para a Bahia, os freis Antônio da Ilha e Francisco de São Boaventura, com a responsabilidade de providenciar a instalação do convento e dar início às obras, que só começaram de fato em 1587.1 Em 1675 foi decidida uma reconstrução, sob a administração do Provincial frei Vicente das Chagas, que autorizou o frei Daniel de São Francisco a angariar donativos para as obras. Como a congregação havia crescido, os novos edifícios foram projetados em uma escala mais ampla.2 1
Capelas laterais na igreja
Detalhe da capela-mor
Detalhe da obra de talha na igreja
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Maravilhas_de_Origem_Portuguesa_no_Mundo#Monumentos_vencedores
Que lugares más bellos, sin duda un lindo país.
ResponderEliminarSaludos,
Ale
Costa Rica
Que coisa linda!
ResponderEliminarUm dia ainda hei de visitar Portugal.
Maravilhas lindíssimas!
ResponderEliminarBeijinhos*
Uma verdadeira epopéia do caráter civilizatório da história das conquistas portuguesas.
ResponderEliminarUm abraço
Conheço a igreja de São Francisco em Salvador, e ela é lindíssima!
ResponderEliminarBeijo querida e um lindo domingo,
Denise - dojeitode.blogspot.com
LA PRIMERA IMAGEN ES MARAVILLOSA.
ResponderEliminarBESOS
Que imagens maravilhosas! É de ficar "de boca aberta"!
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Um muito feliz Dia da Mãe.
Beijinhos
Nita, fotos maravilhosas, essas 7 maravilhas são fabulosas, beijos amiga
ResponderEliminarOi Nita!
ResponderEliminarFiquei feliz com sua presença la no meu blog. Gostei muito da sua postagem. As imagens são lindíssimas, 7 maravilhas fantásticas. Portugal deve ser um País com lugares maravilhoso de se conhecer.
Beijos e ótima semana!
Excelente Património....
ResponderEliminarCumprimentos
Meravigliosi posti !!
ResponderEliminarsin duda no es de extrañar ese patrimonio desperdigado por el mundo, en sitios inverosimiles hoy en dia; portugal viajo mucho y se nota. saludos
ResponderEliminarQue perfeição amei as imagens super encantadora
ResponderEliminarBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Obrigada por nos mostrar o que os nossos antepassados deixaram por esse mundo!
ResponderEliminarUm beijinho
Beatriz