Grata pelas vossas gentis visitas e comentários, apesar de eu não os visitar, com a assiduidade desejada.




BOOKING

Booking.com

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

IDEIAS PARA UM PEQUENO JARDIM



























http://www.idealista.pt/news/arquivo/2013/08/09/014537-12-ideias-de-decoracao-para-quartos-pequenos-fotos

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

UNESCO: CONHECE OS LOCAIS EM PORTUGAL QUE SÃO PATRIMÓNIO MUNDIAL?

A Universidade de Coimbra reforça o restrito lote do Património Mundial em Portugal, onde se incluem, entre outros, quatro centros históricos, cinco monumentos e ainda algumas zonas naturais do país.

A Universidade de Coimbra entrou hoje para o restrito lote em Portugal do património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e juntou-se aos centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães.
Além destes quatro centros históricos, Portugal tem ainda como património mundial o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.
Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.
UNESCO: Conhece os locais em Portugal que são Património Mundial?

            Mosteiro da Batalha       
A história da presença portuguesa na restrita lista do património mundial da UNESCO começou em dezembro de 1983, em Florença, Itália, quando o comité entregou aqueles títulos ao Centro Histórico de Angra do Heroísmo, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, em Lisboa, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.
Três anos depois, em 1986, a UNESCO atribuiu o título ao Centro Histórico de Évora, sendo este, de acordo com os critérios da organização, um «testemunho de uma troca considerável de influências durante um dado período ou numa determinada área cultural» e, tal como Angra do Heroísmo, um «excelente exemplo de um tipo de construção ou um conjunto arquitetónico ou tecnológico ou paisagístico, ilustrando um ou mais períodos significativos da história da humanidade».
UNESCO: Conhece os locais em Portugal que são Património Mundial?
Convento de Cristo, Tomar


O Mosteiro de Alcobaça, com «uma das mais importantes abadias cistercienses europeias, atendendo ao seu estado de conservação e à sua arquitetura, símbolo de Cister» recebeu o estatuto da UNESCO em 1989 e, em 1995, a Paisagem Cultural de Sintra entrou também na lista, pelo seu «valor universal extraordinário, representando uma abordagem pioneira ao paisagismo Romântico que teve uma destacada influência nos desenvolvimentos de outras partes da Europa».
                                                                                               
No ano seguinte (1996), o centro histórico do Porto enriqueceu a lista, seguindo-se, em 1998, a classificação dos Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde.
A Floresta Laurissilva da Madeira recebeu o título em 1999, seguindo-se, em 2001, o centro histórico de Guimarães, pela sua «preservação excecional».


Nesta mesma sessão de 2001 também o Alto Douro Vinhateiro mereceu a honra atribuída pela UNESCO.
Em 2004, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores, foi também considerada Património Mundial e, em 2012, foi a vez de a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, ser também classificada


Também em 2012, Portugal inscreveu o Fado na lista do Património Imaterial da UNESCO, numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DOURO (PORTUGAL) ELEITO MELHOR DESTINO FLUVIAL DA EUROPA

Douro eleito como melhor destino fluvial da Europa
A secção de viagens do jornal online norte-americano The Huffington Post considerou o Douro como melhor itinerário turístico fluvial da Europa. Natureza, cultura e vinho são algumas das razões apontadas pela publicação para a escolha.
A região do Douro foi distinguida como o melhor destino fluvial da Europa, colocando o Douro à frente de destinos como o Reno, que atravessa a Europa de Sul a Norte, o Guadalviquir, em Espanha, o Sena, em França, ou mesmo o Elba que atravessa a República Checa e a Alemanha.
The Huffington Post admite que, apesar da crise económica que está a afectar a Europa, os cruzeiros fluviais nos rios europeus estão a registar grande procura. Em causa estará o facto de se apresentarem como destinos relaxantes e conseguem conjugar um grande variedade de factores, como a cultura, história, gastronomia e natureza assumindo-se como um trajeto turístico da era moderna.
No artigo elaborado pela mesma publicação, o Douro assume, deste modo, a primeira posição por entre todos os cenários fluviais europeus, principalmente para os aficcionados na produção de vinho. "Começando na pitoresca cidade costeira do Porto, os viajantes podem explorar o vale do Douro, cujo microclima torna a região perfeita para a produção do lendário vinho do Porto", escreve o jornal.
A conjugação de factores como a cultura local portuguesa, a beleza natural do Vale do Douro e a produção de vinho são uma das características que a publicação aponta para a qualidade do destino. O jornal escreve, ainda, que os cruzeiros realizados ao longo do rio são, também, potenciados pelas visitas à cidade do Porto e de Salamanca, em Espanha, bem como excursões e passeios a locais considerados património mundial pela UNESCO.
"A distinção que é agora atribuída ao Douro pelo HuffPost, não sendo a primeira vez que acontece, acaba por ser mais um reconhecimento das capacidades turísticas do Douro e da DouroAzul que ainda este ano reforçou a sua frota com os navios-hotel AmaVida e o Queen Isabel", disse Mário Ferreira, presidente da DouroAzul, empresa que vende cruzeiros turísticos.

http://www.jn.pt/Tendencias/Locais/Interior.aspx?content_id=3267394